Os cuidados com a saúde e com a imunidade continuam no centro das atenções e uma grande mudança no interesse dos consumidores está cada vez mais evidente, já que a pandemia restabeleceu o papel dos suplementos alimentares como porta de entrada para o bem-estar.
Se 2020 ficou marcado como um ano recorde nas vendas de suplementos alimentares por conta dos reflexos da crise da pandemia de Covid-19 – o que fez com que as pessoas procurassem manter um estilo de vida saudável para a prevenção de doenças -, a expectativa
é que setor continue apresentando crescimento sustentado nos próximos anos. Para indústria farmacêutica e nutracêutica global, os consumidores devem manter sua busca por produtos naturais.
Os cuidados com a saúde e com a imunidade continuam no centro das atenções e uma grande mudança no interesse dos consumidores está cada vez mais evidente, já que a pandemia restabeleceu o papel dos suplementos alimentares como porta de entrada para o bem-estar. Essa mudança de comportamento entre os consumidores tem sido uma oportunidade distinta para a indústria de suplementos capacitar os consumidores a se preocuparem mais com seu próprio bem-estar e saúde.
O que há de novo?
Dados de percepção do consumidor do Council for Responsible Nutrition para a covid-19 confirmam um aumento significativo nas vendas de suplementos alimentares e, de acordo com o Nutrition Business Journal (NBJ), 2020 marcou o maior crescimento na indústria
de suplementos nutricionais desde 1997, com um aumento estimado de 12,1%. Embora se espere que esse crescimento exponencial diminua, é provável que o setor mantenha o ritmo nos próximos anos.
As principais tendências do mercado de suplementos são:
Imunidade é o que há: com a pandemia trazendo o foco para a saúde imunológica, essa será a prioridade principal dos consumidores. Além disso, várias pesquisas indicaram que os consumidores estão altamente estressados e muitos estão dormindo mal.
Cuidando do que é importante: de acordo com o NBJ, as vendas de suplementos focados em diminuir o estresse e melhorar a qualidade do sono cresceram 30% em 2020, com crescimento de dois dígitos atrelado também para 2021.
Foco no intestino: a pandemia moldou o interesse do consumidor como uma abordagem mais holística da saúde. Estudos indicam que ter um microbioma intestinal saudável impacta de forma benéfica o sistema imunológico e ajuda a tratar condições e problemas
metabólicos específicos, como controle de peso, suporte ao sistema imunológico e melhor bem-estar emocional.
Ingredientes mais naturais: vitaminas, minerais, botânicos, ervas e probióticos são os ingredientes mais usados em suplementos alimentares. Essa tendência deve continuar à medida que os consumidores estão priorizando produtos à base de plantas,
como açafrão e ashwagandha.
Tornando-se limpo e transparente: 85% dos consumidores globais entrevistados pela Innova Nutrition & Health Survey declararam que as informações sobre os produtos são de grande importância e que querem saber quais são os ingredientes que consomem. Por isso, as marcas estão se movimentando e criando produtos mais limpos, naturais, orgânicos e livres de aditivos artificiais e conservantes.
Nutrição personalizada: a personalização da nutrição é responsável por uma revolução na saúde, já que os consumidores estão cada vez mais à procura de soluções personalizadas destinadas a atender às suas necessidades individuais específicas.
Olhando para o futuro
Desde 2020 a demanda por suplementos para bem-estar imunológico, intestinal e mental cresceu. A revolução plant based enfatizou o foco na transparência e na adoção cada vez maior de produtos e formulações. Como a maior parte dos suplementos alimentares
possuem formato de cápsulas, é importante que elas também sigam esse movimento e sejam mais limpas, naturais, orgânicas.
Fonte Pharma Innovation