A maior queixa entre mulheres que estão entre os 30 e 40 anos é a perda de colágeno.
Uma das maiores queixas entre mulheres que estão entre os 30 e 40 anos é a flacidez, as estrias e a perda de colágeno, em resumo, queixas com a pele. Mas essa reclamação não é exclusiva de mulheres. Nos últimos anos, a procura por tratamentos estéticos e abordagens nutricionais e suplementares para melhora do aspecto da pele aumentou entre o público masculino.
Os nutracêuticos são suplementos especiais de nutrientes voltados a reposição, tratamento ou manutenção de determinadas necessidades de cada indivíduo. Eles desempenham papéis importantes no organismo, pois as concentrações são maiores do que o encontrado naturalmente em uma porção do alimento isoladamente, ou então, do conjunto alimentar diário.
Muitas vezes, a suplementação se faz necessária, e os nutracêuticos, especialmente, são os suplementos de nutrientes direcionados a estética, a beleza e saúde da pele, cabelos, unhas e outras finalidades.
Na queixa que envolve a saúde da pele, cabe lembrar que a necessidade de hoje é resultado das escolhas do passado, somado a condição genética, ou seja: a pele que temos hoje é resultado da sua condição genética e dos hábitos de vida de todos os anos passados.
São determinantes, não somente para a pele mas para outros sistemas do nosso organismo, a alimentação da nossa mãe durante a gestação, passando pela introdução alimentar, alimentação na infância, hábitos da adolescência e hábitos da vida adulta.
Mas sobre a saúde da pele, flacidez e outras condições, a alimentação inadequada ao longo da vida e o abuso do álcool e cigarro, são
determinantes para que o indivíduo chegue aos trinta e poucos anos com pele desnutrida, fraca e que com o passar dos anos aumente
a flacidez, rugas, celulite, estrias e outras condições.
Fatores que prejudicam a pele
Separei alguns nutriente que são os mais usados e indicados para a saúde da nossa pele, mas antes, quero lembrar dos fatores que mais interferem a saúde e beleza da nossa pele:
Cigarro, poluição, álcool, algumas drogas de uso contínuo, anticoncepcional oral, corticosteroides, frituras, alimentação rica em conservantes e aditivos químicos, e em destaque, o açúcar —de todos os males, o açúcar ainda está no topo.
Seu consumo provoca um processo chamado glicação, quando esse excesso de consumo de açúcares causa uma ligação da glicose com proteínas específicas, como elastina e colágeno. Nesta ligação, a proteína perde sua capacidade e instabiliza, se quebrando.
No caso da pele, e também de vasos sanguíneos —destaque para o perigo dessa glicação para a saúde cardiovascular— o colágeno e a elastina se quebram e não conseguem mais retornar ao aspecto anterior. Sendo assim, naquela região danificada haverá perda do
tônus, da resistência, e isso é o que as pessoas conhecem como flacidez.
Nesta região, também haverá inflamação, com formação de celulite, e possivelmente estrias, pela incapacidade do tecido de receber nutrição adequada para a elasticidade sem danos.
Uma boa hidratação oral, além de cremes e óleos, e uma dieta com baixa ingestão de açúcares, desde a infância, são os fatores que mais colaboram com a manutenção de uma boa pele tonificada, hidratada e nutrida.
Veja lista dos principais nutracêuticos que ajudam na pele
Suplemento em cápsula softgel: Polivitamínico Fortalecimento Cabelos, Unhas e Pele Colágeno Verisol, Colágeno e vitaminas, Ácido Hialurônico e vitaminas, Biotina, Coenzima Q10 com Colágeno e vitaminas, entre outros.