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Como as redes e distribuidoras farmacêuticas podem gerar mais valor, fidelização e excelente rentabilidade com marca própria?

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Marcas próprias no atacado ou varejo: O que são e suas principais vantagens

As empresas do segmento farmacêutico buscam diariamente as melhores maneiras para atender seus clientes. Essas empresas buscam reter e, se possível, fidelizar o seu consumidor para superarem seus concorrentes e para se manterem competitivas no mercado.

Ter um produto que efetivamente entregue a promessa talvez seja um dos grandes desafios nesse momento de fidelização. Diante dessa necessidade, surgiram os primeiros conceitos de marcas próprias. 

Desde o início da presença dessa modalidade dentro do segmento, o formato vem ganhando forças a cada ano que passa e, em consequência, vem representando cada vez mais participação dentro das vendas das empresas.

Diante disso, o artigo tem como objetivo apresentar o conceito de marcas próprias, abrangendo tanto no cenário nacional como global, mostrar também os principais benefícios e exibir os dados que comprovam o potencial dessa modalidade.

De acordo com a Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (ABMAPRO), o conceito de Marcas Próprias se refere a todo serviço ou produto, fabricado, beneficiado, processado, embalado para uma organização que detém o controle e distribuição da marca, a qual pode levar, ou não, o nome desta.

A marca própria surgiu como uma ferramenta de fidelização de clientes e uma arma comercial para reduzir a dependência que o varejo sempre teve em relação à indústria. 

Um estudo realizado pela Nielsen em 2017,  constatou que as marcas próprias trabalham com preço 13% mais competitivo em 85% das categorias. Esse é um dos motivos para essas linhas serem encaradas como uma espécie de ameaça ao market share da indústria.

Porém, entre os diversos fatores que justificam o investimento em uma marca própria, o principal deles está relacionado à rentabilidade, pois ela tende a aumentar devido a inexistência de intermediários no processo de compra dos produtos. Apenas será feita uma negociação entre a rede e o fabricante do produto.

Outro fator importante que justifica tal investimento é a estratégia de diferenciação dos produtos. Uma vez que uma empresa tenha marcas próprias em seu portfólio, entende-se que o produto tornando-se exclusivo.

Marcas Próprias no Mercado Nacional

No Brasil, é um mercado muito pulverizado e a marca própria tem uma grande participação atualmente. A ideia é sempre evoluir nessa questão e de que a embalagem da marca própria passe ao consumidor o que a gente tem de diferencial para o consumidor, quais são os diferenciais. O ideal é fazer com que a gente consiga reter esse cliente, fidelizando o mesmo com maior rentabilidade. Fonte Ello Varejo

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